O que a série Stranger Things e a sua vida financeira têm em comum?

Blog Unit - Educação Financeira

Você já parou para pensar no que a série Stranger Things (em português, Bagulhos Estranhos) têm em comum com a sua vida financeira?

Provavelmente essa ideia nunca passou pela sua cabeça, mas saiba que essa relação existe e nós vamos te explicar timtim por timtim e, quem sabe você ainda pode se inspirar nos personagens da série para lutar contra os vilões das suas finanças.

Mas pra gente começar essa conversa, vamos falar um pouco do que se trata a série, caso você ainda não saiba – o que, sinceramente, em 2022 é praticamente impossível.

Stranger Things é uma série norte-americana, criada pelos irmãos Matt e Ross Duffer e distribuída pela plataforma de streaming global Netflix. A trama – que já está na 4ª temporada – se passa na década de 1980, na cidade fictícia de Hawkins, Indiana. 

A história se inicia a partir do desaparecimento do personagem Will e das investigações relacionadas às estranhas circunstâncias do ocorrido, que levam o grupo de pré-adolescentes que protagonizam a série a encontrarem uma menina misteriosa e com poderes, que acidentalmente abriu um portal para o Mundo Invertido; e assim permitindo a entrada de criaturas perigosas no mundo dos humanos.

Agora que já te contextualizamos você deve estar com um nó na cabeça, se questionando, que conversa estranha é essa? “O que a minha vida financeira tem a ver com essa série? Ou melhor, o que um grupo de adolescentes correndo atrás de monstros que nem existem vai me ensinar sobre as minhas finanças?”. Esse povo só pode ter ficado doido ou entrado para alguma seita de guru vendedor de curso.

Nada disso!

Espere aí, não saia do artigo que nós vamos te mostrar agora mesmo o que estes dois universos têm em comum.

Endividamento: Não abra este portal

Como nós falamos logo ali em cima, em Stranger Things, todo o desespero começa quando a personagem Eleven – a Onze, acidentalmente abre um portal para um Mundo Invertido, que liberta uma série de criaturas do mal.

Assim como na série, na nossa vida financeira também existe um portal, que se aberto é difícil de ser fechado e que liberta um monte de coisas estranhas e perigosas que colocam a nossa saúde financeira e mental em risco: este portal se chama Endividamento.

Em Stranger Things, o portal para o Mundo Invertido libera a passagem de monstros, cada vez mais fortes e perigosos, que usam das emoções dos personagens para levá-los à morte. 

No Mundo do Endividamento não é nenhum pouco diferente, a pessoa endividada também passa a lidar com monstros, geralmente, um mais forte que o outro, que abalam as emoções e vão sugando a saúde mental de quem os enfrenta.

Só quem já esteve lá, sabe.

Vilões do Mundo Invertido do Endividamento

No Mundo Invertido das dívidas as pessoas passam a lidar com uma série de problemas, primeiro na tentativa de se livrar da dívida e limpar o nome, fazendo uso muitas das vezes de métodos que só pioram a situação.

E em segundo lugar tendo que lidar também com aquelas obrigações que não esperam a dívida passar, como os nossos gastos essenciais para a sobrevivência. 

Os métodos usados para tentar equilibrar as finanças nem sempre são os mais adequados e podem se apresentar como verdadeiros vilões. Conheça cada um deles e a sua relação com os vilões do Mundo Invertido de Stranger Things.

Demogorgon

Os Demogorgons estão entre os vilões mais fortes e conhecidos de Stranger Things, sendo responsáveis pelas mortes de alguns personagens e pelo sequestro do personagem Will – que dá início a primeira temporada, como comentamos lá na sinopse.

Além de muito fortes, estes monstros são quase impossíveis de serem derrotados, por isso eles representam algo do qual as pessoas não conseguem se livrar facilmente em suas finanças pessoais: os gastos essenciais.

Quando há planejamento financeiro e uma vida financeira saudável, eles não representam uma pedra no sapato, afinal de contas, fazem parte desta categoria coisas realmente necessárias para a sobrevivência.

Mas quando se é uma pessoa endividada, lidar com o essencial se torna um desafio gigantesco, pois como mencionamos, é algo do qual é praticamente impossível de se livrar. 

E é aí que o problema começa, no desespero para equilibrar as finanças no fim do mês, muitas pessoas acabam recorrendo a alguns métodos que deixam a situação ainda pior.

Métodos como uso do cartão de crédito e cheque especial podem até ser ferramentas úteis em situações de emergência e quando se tem uma vida financeira controlada, mas quando o caso é o contrário eles se transformam em uma bola de neve, que servem apenas para acumular juros e adivinhem só: aumentar a dívida.

Demodogs

Os Demodogs são criaturas fofas e quase inofensivas – contém ironia. Na real, podemos dizer que eles são os “filhotes” dos Demogorgons. São criaturas assustadoras em forma de cachorros, que embora pareçam menos perigosas, também dão um trabalhão.

A vida financeira é cheia dessas criaturas, inofensivas quando estão sozinhas ou vistas de longe, mas que na verdade representam um problema gigantesco. 

Nós estamos falando daqueles pequenos gastos supérfluos, que a gente tenta se convencer de que não farão tanta diferença dizendo “ah só isso não vai me deixar mais pobre”. Mas a verdade é que deixam sim, mais pobres, mais endividados e também mais preocupados.

Aquele Uber num dia de preguiça, o delivery quando você “se permitiu”, uma blusinha que estava naquela promoção “mara”, coisas desse tipo, somadas no final do mês fazem um verdadeiro rombo no orçamento.

E na maioria das vezes, os velhos vilões, que a gente já falou no tópico anterior, entram em cena novamente, para bancar estes pequenos “luxos”. Eles mesmos, o cartão de crédito e o cheque especial.

Devorador de mentes

Este é nada mais que um dos maiores vilões de toda a série, responsável por devastar Hawkings na segunda e terceira temporada da série. O Devorador de Mentes é difícil de ser detido e tem a capacidade de agir através de outros indivíduos, controlando suas mentes para fazer o mal.

Quando levamos para o Mundo Invertido do Endividamento, o Devorador de Mentes se assemelha muito aos juros, mas não estamos falando de qualquer taxa, estamos falando dos juros abusivos.

Sabemos que os juros são essenciais em transações financeiras e precisam ser cobrados, portanto, eles por si só não são um problema. 

As taxas de juros se tornam vilãs quando passam a representar cobranças absurdas, presentes em serviços oferecidos por algumas instituições financeiras e que são apresentados como sendo bons para as finanças.

Por favor, não caia nessa cilada, busque serviços e instituições que te ofereçam boas condições de juros, não uma nova dívida.

Vecna, o maior vilão de todos

A 4ª temporada de Stranger Things foi lançada há pouco menos de 1 mês e tem sido um verdadeiro fenômeno, sobretudo devido ao mais novo vilão da produção.

O Vecna surgiu como o vilão mais forte e poderoso de toda a série, sendo uma espécie de junção de todos os vilões das temporadas anteriores.

O monstro de aparência horripilante é uma espécie de rei do Mundo Invertido e tem o poder de possuir as pessoas que estão emocionalmente abaladas, levando-as uma morte bastante tenebrosa.

Nossa vida financeira também possui um vilão que está no mesmo patamar de periculosidade que o Vecna: o estresse financeiro.

Este vilão é na verdade um resultado do endividamento e da falta de planejamento financeiro. Quando estamos enfrentando estas duas situações nos sentimos mais preocupados, irritados e ansiosos e é nesse momento que o estresse financeiro age, sendo capaz de desestabilizar completamente nossa saúde mental e nossas relações interpessoais.

Running Up That Hill: O que eu posso fazer para me livrar desses vilões?

Após tudo o que dissemos até aqui e de todas as comparações entre o universo de Stranger Things e o mundo das finanças pessoais, nós não poderíamos deixar de nos inspirar nos personagens da série para lidar com os nossos vilões.

Na produção, Will, Lucas, Max, Dustin, Mike e Eleven contam principalmente com a amizade e a parceria um do outro para enfrentar os vilões que surgem do Mundo Invertido. Juntos eles usam de muita coragem para bater de frente com cada um dos monstros.

Assim como o grupo de pré-adolescentes, quando estamos lidando com nossos problemas financeiros, também é necessário, em primeiro lugar, muita coragem. O desafio é gigantesco e exige sacrifícios, portanto, prepare sua mente e seja firme na missão, para alcançar uma vida sem dívidas e não cair em armadilhas.

Mas é claro, que apenas coragem não seria suficiente, antes de qualquer batalha o fator mais importante é o preparo, e disso os seis protagonistas de Stranger Things entendem muito bem, antes de enfrentarem os vilões os jovens preparam um plano de como irão agir, para que tudo saia bem.

Ao lidar com sua vida financeira não deve ser diferente, o fator mais importante para que tudo corra bem e você saia vitorioso é o planejamento financeiro. Através dele você pode conhecer bem e controlar o quanto ganha, o quanto pode gastar e pode traçar um plano de como fará – agindo de forma saudável – para solucionar suas dívidas.

Na 4ª temporada da série, especialmente ao lidar com o temido Vecna, os personagens descobrem uma forma inusitada de afastá-lo. Quando o vilão começa a possuir algum personagem, o “antídoto” é escutar a música preferida.

Acontece que, como dissemos, o Vecna tem a capacidade de possuir pessoas emocionalmente abalados e a música tem justamente o efeito de recuperar o emocional, colocando o personagem em um lugar seguro e feliz, onde o Vecna não consegue capturá-lo.

Para se livrar do Estresse Financeiro e, colocar-se em um lugar seguro também existe uma solução, mas não é a música, é a Educação Financeira. Só ela é capaz de nos preparar para lidar com os desafios financeiros e escapar de todos os problemas que podem surgir.

Aqui na Unit nós oferecemos uma plataforma completa de educação financeira, com conteúdos que vão te preparar para bater de frente e derrotar o estresse financeiro.

Quer aprender a evitar esses monstros apavorantes em sua vida? Inscreva-se na plataforma da educação UnitFlix.

E-book

06 PASSOS

para implantar um benefício de
bem-estar financeiro na sua empresa