Endomarketing: Transforme a experiência de seus colaboradores!

Blog Unit - Educação Financeira

Se tem uma coisa que gosto de fazer é escrever sobre metodologias que eu acredito que faz todo sentido para manter o bem-estar do maior ativo de qualquer empresa: pessoas

Por isso pergunto para você, já ouviu falar de Endomarketing? 

De maneira bem resumida podemos definir como uma espécie de “marketing interno”, como uma estratégia utilizada pela empresa onde enxergamos os colaboradores como clientes também. O principal objetivo do endomarketing é construir um ambiente de trabalho saudável promovendo interações entre os colaboradores, as áreas e estimular um bom clima organizacional

Vale ressaltar que comunicação interna e endomarketing são coisas distintas, ok? 

O primeiro tem como objetivo uma comunicação direta e objetiva envolvendo somente processos de informação, garantindo assim, que todos estejam alinhados com a organização. Já o segundo vai além! É sobre envolver todos os colaboradores em ações focadas em estratégias de engajamento e produtividade. Afinal, colaboradores felizes produzem mais! (Sabia disso?😉)

As empresas que estão desenvolvendo essa percepção no mercado e, além de serem referência (na boca do colaborador), estão, de fato, se posicionando melhor no mercado. Entre as gigantes que são exemplos nesse assunto podemos citar: Netflix, Google, Magazine Luiza e a grande pioneira Johnson & Johnson.

Ah! Duda, mas você só citou empresas grandes! É necessário muito investimento, estrutura e energia.” ❌

Blah! Isso é balela, um MITO!

Tudo que colocamos amor é genuíno! Sabia que você pode fazer MUITO com POUCO?

Vou te dar um exemplo real: Aqui na Unit decidimos que comemorar festa junina seria importante para nós, porque gostamos das comidinhas e é uma “desculpa” para parar alguns minutinhos no meio da correria do dia-a-dia e confraternizar. Comer todos juntos enquanto conversamos sobre como anda a vida, se a família vai bem, se o projeto que está trabalhando agora tem trazido resultados, se alcançou os últimos objetivos?

Isso tudo em alguns minutos do dia! Até porque sabe o que as pessoas mais querem? É serem ouvidas e acolhidas. Querem se sentir pertencentes àquele lugar que estão todos os dias. 

Portanto, sabe aquele clichê de que cliente bom é cliente satisfeito e bem atendido? Pois bem! O mesmo acontece com nossos colaboradores, e esse é o sentido de endomarketing

Segue a foto do nosso pequeno grande arraiá para você se inspirar:

Exemplo de endomarketing na Unit.
Exemplo de endomarketing na Unit.

Espero que faça sentido para você e sua empresa. Até mais! 

E-book

06 PASSOS

para implantar um benefício de
bem-estar financeiro na sua empresa