A Cultura de feedbacks têm sido uma importante ferramenta para as empresas melhorarem o alinhamento entre suas equipes. Através deles os colaboradores passam a ter uma maior percepção de como está o andamento das atividades realizadas e de como estão sendo vistos por seus gestores. Enquanto os líderes conseguem se aproximar de seu time e passar com mais clareza o que esperam de seus liderados.
Como surgiram os feedbacks
Mas os feedbacks não surgiram com a mesma função que possuem hoje. O termo feedback deriva das palavras em inglês feed (alimentar) e back (de volta), ou seja, é o ato de realimentar, responder a uma atitude, ação ou comportamento.
O termo possui uma origem bem antiga, surgiu durante a primeira Revolução Industrial, com o matemático e engenheiro britânico, James Watt, que a partir de sua invenção conseguiu solucionar o problema dos combustíveis desperdiçados pelas máquinas, através de um regularizador de vapor.
A regulagem de motor inventada por Watt era chamada de feedback, pois ela alimentava a quantidade de combustível nas máquinas de acordo com a resposta de velocidade do próprio equipamento, ou seja, se a máquina apresentava velocidade alta, era adicionado pouco combustível, caso a velocidade fosse baixa, uma quantidade maior de combustível.
Com o passar do tempo e os aprimoramentos tecnológicos, o feedback passou a ser uma forma de controlar um sistema, avaliando os resultados passados para promover uma melhora no desenvolvimento futuro, o que aproximou o termo de seu significado atual.
Como o feedback é aplicado nos dias de hoje
Atualmente o feedback é implementado como uma forma de oferecer a uma pessoa, grupo ou organização uma avaliação, seja ela positiva ou negativa, a respeito de determinado trabalho ou desempenho.
A Cultura do Feedback vem sendo utilizada cada vez mais nas empresas e apresentado resultados positivos para toda a organização. Essa cultura estimula uma relação de confiança mútua, de modo que os funcionários se sentem mais à vontade para expor seus problemas e angústias, assim como ideias ou sugestões, que podem impactar no desenvolvimento interno.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Hubspot, 78% dos colaboradores afirmam que o reconhecimento os deixa mais motivados na realização de suas tarefas. Isso reflete em uma melhor comunicação, garantindo assim melhores resultados para a companhia.
Tanto o feedback negativo quanto o positivo são capazes de trazer inúmeros benefícios para a empresa. Entre eles está o aumento na motivação dos colaboradores, bem como o alinhamento entre os objetivos da empresa e do time, o que resulta em um aumento significativo da produtividade.
Como aplicar feedbacks negativos
Os feedbacks negativos são os mais difíceis de serem aplicados e consequentemente de serem recebidos, por isso, eles devem ser apresentados no formato de uma crítica construtiva, e podem ser aliados a um plano de ação, de modo que o funcionário possa entender o que precisa fazer para incorporar esse feedback na realização de suas tarefas, resolvendo assim o problema apresentado.
Um ponto muito importante a ser considerado a respeito dos feedbacks negativos é que se aconselha aplicá-los a sós, em uma conversa apenas com quem irá receber o feedback, no intuito de não gerar constrangimentos, e deixar claro que a intenção é a de levá-lo a uma melhora.
Como aplicar feedbacks positivos
Quando se fala em feedbacks positivos, estamos falando sobre algo que deixa o colaborador mais estimulado a continuar, pois ele percebe que tem sido reconhecido, além de saber da necessidade de manter seus bons resultados, pois futuramente irá ser cobrado novamente.
Feedbacks positivos devem ser aplicados num formato de reconhecimento, exaltando os pontos pelos quais o colaborador está sendo elogiado e que comportamentos devem ser mantidos.
Quanto aos feedbacks positivos, é interessante que sejam feitos em público, pois como dissemos esta é uma ótima forma de estimular o colaborador e a equipe, mas é preciso tomar muito cuidado para que a ocasião não gere uma competitividade negativa entre o time, por isso, evite comparações e tente deixar claro que este tipo de reconhecimento é para a evolução de todos.
Feedback: uma via de mão dupla
No momento da realização do feedback, é importante que fique evidente que esta é uma “via de mão dupla”, um momento para dar e também para receber avaliações. Esse comportamento mostra ao colaborador que a sua opinião está sendo valorizada e que ele está sendo ouvido. A princípio, esses momentos são muito importantes para observar novas ideias vindas dos colaboradores e que podem ser aplicadas na empresa.
Desenvolva formas em que o colaborador possa expressar suas percepções, sobre os seus gestores e também sobre a empresa, através de pesquisas de clima, avaliações de desempenho e reuniões de equipe ou individuais.
Como aplicar uma cultura de feedbacks na minha empresa
Implementar uma cultura de feedbacks vai muito além de apenas oferecer retornos pontuais ao colaborador. É uma estratégia que exige planejamento e preparo das pessoas que trabalharão aplicando as avaliações.
Os colaboradores também precisam ser orientados, quanto a postura que devem ter frente à críticas, para que entendam que este novo processo visa o desenvolvimento de todos.
Acompanhe algumas dicas valiosas, de como implementar uma cultura de feedbacks na sua empresa:
Desenvolva um ambiente adequado
Para desenvolver uma cultura de feedbacks, o pontapé inicial é criar um ambiente que seja adequado. Os colaboradores precisam estar preparados e confortáveis com esta nova estratégia que se mal executada pode trazer problemas de relacionamento.
Portanto, é importante entender o perfil dos colaboradores que compõem o time, quais os pontos fortes e fracos, os desejos e anseios de cada um e o que os deixa motivado, para que no momento de aplicar os feedbacks a avaliação seja o mais assertiva possível.
Preocupe-se em ser construtivo
Antes de qualquer coisa, os colaboradores precisam entender que as críticas são construtivas, ou seja, visam o desenvolvimento de cada um. Por isso, atente-se para a forma que irá aplicar cada ponto de melhoria e além dos pontos negativos destaque sempre algum ponto positivo antes de fazer uma crítica.
A intenção da cultura de feedbacks é que o colaborador se sinta valorizado, em primeiro lugar e perceba que a intenção da empresa é sempre sua evolução.
Ofereça elogios
Muito além de um método pensado no desenvolvimento, a cultura de feedbacks também é feita para exaltar o colaborador e deixar claro para ele sua importância para a empresa. Por isso, é muito importante lembrar-se também de sempre oferecer elogios aos colaboradores, mostrando que reconhece todo o esforço e dedicação.
Transforme os feedbacks em uma prática constante
As reuniões de feedback e avaliações devem ser uma prática constante dentro da empresa, principalmente para que os colaboradores consigam se habituar e compreender como funciona. No momento de aplicar feedbacks, preocupe-se em apresentar metas e prazos, para que a metodologia passe a fazer parte da rotina.
Esteja aberto para receber feedbacks
Já mencionamos, mas vale a pena ressaltar, os feedbacks são uma “via de mão dupla”, portanto, além de aplicá-los, esteja aberto também para recebê-los.
Pratique a escuta e considere o que o colaborador disser como um ponto de melhora. Através da percepção do funcionário é possível melhorar muito as práticas da empresa.
Feedback não se retruca
Por fim, uma regra essencial quando se fala em cultura de feedbacks é que não se deve responder a avaliação oferecida. Quem recebe um feedback deve estar aberto para ouvir e considerar com sinceridade o que foi dito, uma vez que este é pensado no seu próprio desenvolvimento. Por isso, no momento de desenvolver a cultura é preciso deixar claro entre as normas, que não será permitido retrucar o feedback recebido.
Desenvolva formas em que o colaborador possa expressar suas percepções, sobre os seus gestores e também sobre a empresa, através de pesquisas de clima, avaliações de desempenho e reuniões de equipe ou individuais.