Turnover de funcionários: Qual o impacto e como reduzir?

Blog Unit - Educação Financeira

Altas taxas de rotatividade podem ser uma preocupação para os empregadores, afinal geram custos em termos de demissão e recrutamento, além da perda de produtividade até que os novos profissionais estejam bem encaixados na organização. No presente momento, o Brasil é o país com a maior taxa de turnover do mundo, segundo Robert Half, usando dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Evitar o turnover de funcionários é uma tarefa fundamental para o RH, evitando esses problemas e garantindo a permanência de talentos na empresa. Com as mudanças que o mercado de trabalho está vivendo, no entanto, esse é um desafio cada vez maior, que exige respostas assertivas por parte dos negócios.

Confira as principais causas para o turnover de funcionários, e o que você pode fazer para impedir a perda de talentos na sua organização!

O que é turnover?

Turnover de funcionários é um termo que se refere à rotatividade de colaboradores em uma empresa. O significado de “turnover” pode variar dependendo do contexto em que é usado, mas geralmente se refere a um movimento de troca dentro de um determinado sistema ou organização.

Aqui, é a taxa com que os trabalhadores deixam a organização e são substituídos por novos funcionários. Ela é calculada dividindo o número de pessoas que saíram da empresa, em um determinado período de tempo, pelo número total de colaboradores durante o mesmo período.

Ilustração ensinando como calcular o Índice de Turnover de uma empresa.
Ilustração ensinando como calcular o Índice de Turnover de uma empresa.

Isso significa que se um em 10 profissionais se afastou da organização no último ano, a taxa de turnover foi de 10% nesse período. O turnover de funcionários pode ser causado por uma variedade de razões, incluindo insatisfação com o trabalho, conflitos com a gerência e benefícios inadequados.

Além disso, a falta de oportunidades de crescimento na carreira e transições na vida pessoal do colaborador, como mudanças geográficas ou familiares, também resultam no turnover de funcionários.

Como o turnover de funcionários pode impactar na empresa?

A rotatividade de funcionários pode ter um impacto significativo na empresa, que pode ser positivo ou negativo, dependendo da causa e do nível de rotatividade.

Por um lado, um turnover saudável e controlado tem vantagens para a empresa, pois pode trazer novas ideias e perspectivas, aumentar a diversidade da equipe e permitir a renovação de talentos. Tudo isso contribui para evitar a estagnação e promover o crescimento profissional dos colaboradores.

Por outro lado, um volume de turnover excessivo ou inesperado traz consequências negativas. Ele vai resultar em custos adicionais de recrutamento, treinamento e adaptação de novos funcionários, bem como na perda de conhecimento e experiência dos colaboradores que deixaram a empresa.

Além disso, pode afetar a moral e a motivação dos funcionários que permanecem, especialmente se houver uma sensação de insegurança no trabalho.

Quais são as causas?

Um alto nível de rotatividade pode ser um sinal de problemas na empresa, como uma cultura tóxica, baixos salários ou falta de oportunidades de desenvolvimento profissional. Por isso, é importante que as organizações monitorem e analisem a rotatividade de seus funcionários para identificar possíveis problemas e implementar ações corretivas, se necessário.

Existem várias causas possíveis para a rotatividade, algumas das mais comuns incluem:

  • Condições de trabalho insatisfatórias: Passar do horário de trabalho e não ganhar hora extra ou acumular funções para além de seu escopo é um motivo para os funcionários buscarem outro emprego.
  • Má gestão: Uma gestão que não se preocupa com os funcionários e não atua para melhorar o ambiente de trabalho pode contribuir para eles pensarem em sair da empresa.
  • Falta de engajamento: Os profissionais que não se sentem engajados com a empresa, seus valores e metas podem perder o interesse e procurar por oportunidades em outras organizações.
  • Falta de reconhecimento: A desvalorização dos colaboradores pode levar à insatisfação e falta de motivação, o que resulta em uma maior probabilidade de rotatividade.
  • Salários e benefícios insuficientes: A remuneração e os benefícios oferecidos pela empresa podem influenciar diretamente a satisfação dos profissionais. Se os reforços e benefícios não são competitivos em relação ao mercado, os funcionários vão buscar outras oportunidades.
  • Falta de oportunidades de crescimento: Os funcionários geralmente desejam desenvolver suas habilidades e crescer em suas carreiras. Se a empresa não oferece possibilidades para seguir em suas carreiras, ou investir em treinamentos e capacitações, os funcionários podem se sentir estagnados e procurar outras empresas que promovam tais oportunidades.

Como reduzir o turnover de funcionários?

Há várias estratégias que as empresas podem adotar para reduzir a rotatividade de funcionários, incluindo:

  • Melhorar o processo de seleção: Investir em um processo de seleção rigoroso e abrangente vai ajudar a encontrar funcionários que estejam alinhados aos valores da empresa desde o início, e possuam um perfil adequado para a função.
  • Oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional: Os profissionais  tendem a permanecer mais tempo em uma empresa quando percebem que há possibilidades de progresso e capacitação de trabalho. A organização pode oferecer treinamentos, programas de mentoria, coaching, entre outras formas de desenvolvimento.
  • Ambiente de trabalho agradável e seguro: Um ambiente de trabalho positivo, confortável e protegido é fundamental para manter os funcionários felizes e satisfeitos.
  • Melhorar a comunicação interna: Uma comunicação clara e transparente entre a empresa e os funcionários pode ajudar a construir um ambiente de confiança e engajamento. Além disso, a comunicação deve ser bilateral, permitindo que os funcionários possam se expressar, dar feedback e ter seus problemas ouvidos e resolvidos.
  • Investir em programas de desenvolvimento e capacitação: Proporcionar oportunidades para que os funcionários possam desenvolver suas habilidades e crescer em suas carreiras dentro da empresa pode aumentar a motivação e o engajamento dos funcionários.
  • Salários e benefícios competitivos: Garantir que a empresa defenda batalhas e benefícios competitivos, em relação ao mercado, pode ajudar a atrair e reter os funcionários mais talentosos.

Para impulsionar essa área, você pode contar com soluções como os benefícios financeiros que a Unit oferece para reduzir o turnover de funcionários na sua empresa. Com programas de redução de dívidas e educação financeira, aliados à consultorias privadas e customizadas, ajudamos profissionais e empresas a ter uma relação mais saudável e benéfica para ambos.

Com a saúde financeira desequilibrada, o colaborador tende a ser mais disperso e mais propenso a sair de sua vaga, contribuindo para o turnover. Com o auxílio da Unit, esse profissional encontra um caminho para alcançar a saúde financeira e aumentar a sua satisfação no trabalho. Assim, você conseguirá manter os funcionários talentosos e garantir o sucesso da sua empresa.

E-book

06 PASSOS

para implantar um benefício de
bem-estar financeiro na sua empresa