Lições de educação financeira que aprendemos em “Todo Mundo Odeia o Chris”

Blog Unit - Educação Financeira

Talvez seja pelos personagens marcantes que todo mundo se identifica ou pelas situações que parecem ter sido inspiradas no dia a dia de qualquer família, o motivo exato não sabemos, mas não se pode negar que a série “Todo Mundo Odeia o Chris” conquistou o Brasil e é uma das mais queridas pelos brasileiros.

Completando 15 anos em 2021, a série é escrita e produzida pelo comediante Chris Rock. Ela se passa na Nova York da década de 1980 e mostra de forma bastante cômica a adolescência do criador da produção.

O enredo central da série narra o dia a dia da família do protagonista, da relação de autoridade entre pais e filhos, passando pelos dramas da adolescência, até as situações de aperto financeiro, os personagens passam por vários momentos pelos quais as pessoas conseguem se identificar e também ensinam lições, que se observadas com um pouco mais de pensamento crítico deixam importantes aprendizados.

Dentre eles a respeito das finanças pessoais, o pai, Julius, é talvez um dos maiores educadores financeiros de sua geração. Brincadeiras à parte, muitas das frases do personagem passam mensagens extremamente necessárias sobre a relação das pessoas com o dinheiro.

E não apenas através do personagem, muito do que se passa na série pode ensinar de forma prática sobre como lidar melhor com as finanças.
Por isso resolvemos reunir nesse texto as 6 lições de educação financeira que podemos aprender com a série “Todo Mundo Odeia o Chris”, segue o fio e vem aprender junto com a gente 😉.

Esta é uma das frases mais icônicas de todos os 88 episódios e foi dita, é claro, pelo pai da educação financeira, Julius Rock. Uma das coisas que o pai de Chris mais prezava era evitar os gastos desnecessários, ele sempre estava atento às pegadinhas ocultas em certas promoções ou descontos. Foram várias as ocasiões em que o personagem precisou segurar o consumismo de seus familiares. 

E Julius não poderia estar mais certo, promoções são sempre bem vindas. Mas não é por que um produto está com um “super desconto”, que você precisa adquiri-lo.

Seja objetivo quanto ao que pretende comprar e avalie suas necessidades. Mas antes de qualquer coisa, observe também o seu orçamento e, se naquela hora a compra for inviável, se planeje para comprar em outro momento.

Lembre-se: o consumismo é inimigo do bem-estar financeiro

Use cupons de desconto e não tenha vergonha de pechinchar

Essa é outra dica valiosa do nosso querido Julius (tô falando, esse homem arrasa). Se tem uma coisa que ele não tinha vergonha de fazer, essa coisa era pechinchar e usar os famosos cupons de desconto.

Por quê pagar mais caro em um produto que você tem a possibilidade de comprar por um preço mais barato? Muitas lojas oferecem cupons de desconto que dão uma baixada no preço. Alguns sites inclusive te ajudam a encontrar cupons em diferentes lojas, faça uso dessas ferramentas e comece a economizar.

Outra dica importante é quanto a famosa pechincha, não se envergonhe em pedir aquele descontinho na hora de fazer uma compra. Como diz o ditado “de grão em grão a galinha enche o papo”, ou seja, de desconto em desconto você economiza um dinheirão.

DICA DE OURO: Existe uma extensão do Proteste – entidade de defesa ao consumidor – para usuários do Google Chrome, que funciona como um comparador de preços, ou seja, ele aponta para você em que e-commerce o produto está mais barato. Além disso, a extensão também aponta se naquele site há algum cupom de desconto para o produto que você deseja.

Atenção ao desperdício

Julius era tão cuidadoso com as finanças de sua família, que era capaz de saber o custo de um copo de leite derramado pelos filhos ou dos minutos que a geladeira ficava aberta à toa.
Ninguém precisa chegar a este extremo de saber quanto custa uma gota de leite, mas todos devem estar cuidadosos quanto a não desperdiçar. Verifique a data de validade dos produtos e compre somente o que você de fato necessita. Não há necessidade em estocar produtos em casa quando o que você consome de fato não é nem a metade.

Cuidado com o cartão de crédito

Não é que ele seja um super vilão das finanças, se usado com responsabilidade e planejamento o cartão de crédito pode sim ser uma boa ferramenta financeira. O problema começa quando o uso do cartão se torna descontrolado e passa a afetar o orçamento mais do que deveria.

Julius conhece os riscos do uso exagerado do cartão e mais do que isso, ele conhece sua família e sabe que nem todos controlam as finanças tão bem quanto ele. Foi por esse motivo que ele manteve seu cartão de crédito escondido por 15 anos, sem que ninguém soubesse da existência.
Bom, ninguém precisa tomar uma medida tão exagerada para se proteger dos riscos do cartão de crédito. Se planejar e evitar as compras desnecessárias usando o cartão já te resguarda de toda possível dor de cabeça que você irá enfrentar.

Eduque seus filhos financeiramente

Outro dia, publicamos um texto aqui sobre a importância da educação financeira para as crianças e olha só quem já tinha o hábito de ensinar aos filhos sobre finanças pessoais, ele mesmo, Julius. 

Junto de sua esposa Rochelle Rock – de quem falaremos mais a respeito já já – prezavam por ensinar a Chris, Drew e Tonya a como lidar com as questões mais importantes, dentre elas a vida financeira.

Não pense que dinheiro não é assunto para criança, acontece que é lá na infância que formamos nossos hábitos conceitos, portanto, a forma como somos ensinados a lidar com as finanças quando somos pequenos determinará como o faremos na vida adulta.

Quer aprender mais sobre educação financeira para crianças? Dá uma lida no nosso texto sobre o assunto, certeza que você vai tirar bons aprendizados 😉.

Busque meios de aumentar sua renda

Agora sim podemos falar dela, a diva Rochelle, dona de alguns dos momentos mais lendários de “Todo Mundo Odeia o Chris”, como as várias vezes em que ela se demitiu de seus empregos. Bom, não podemos dizer que ela era um grande exemplo no assunto finanças, mas a situação serve para ilustrar o que falaremos neste tópico.

Para manter as contas em dia e a família confortável, Julius mantinha dois empregos, ele estava sempre atrás de formas de aumentar a renda da família, em alguns momentos ele até chegou a equilibrar TRÊS empregos.

Não é necessário que você arrume dois empregos fixos, de segunda a segunda, o descanso também é importante para sua saúde, mas você pode sim encontrar formas de gerar uma renda extra.

Encontre coisas que você sabe fazer que renderia algum dinheiro, que você possa fazer quando não estiver em seu trabalho fixo. Mas não apenas isto, estude e aprenda sobre investimentos e faça seu dinheiro render.

Tenha uma reserva de emergência

Lembra que eu disse que a Rochelle não é um grande exemplo no setor finanças? Bom, a última lição desta lista vem justamente da matriarca da família Rock. 

Embora tenha um espírito consumista e goste de se exibir, Rochelle sempre fez questão de manter alguma quantia de dinheiro bem guardada para momentos de emergência.

E essa dica vale para todo mundo, uma das coisas que mais levam as pessoas ao aperto financeiro são as situações emergenciais. Pouca gente se prepara para estes momentos e quando eles surgem acabam tendo que recorrer ao cartão de crédito ou outras modalidades com juros absurdos.

Priorize construir uma reserva de emergência, inclua no seu orçamento aquela porcentagem do seu salário que você não deverá gastar. É esse dinheiro que vai te salvar sempre que algo inesperado acontecer.


Ufa … são tantas lições que até parece uma aula de educação financeira e olha que essas foram só algumas, assistindo a “Todo Mundo Odeia o Chris” você percebe muitas outras lições de como administrar melhor as suas finanças.

Quer receber mais conteúdos exclusivos da Unit? Assine a nossa Newletter.

Da próxima vez que for assistir a “Todo Mundo Odeia o Chris” fique atento a como essa família tão querida lida com dinheiro.

Caso você não saiba onde assistir, todas as 4 temporadas estão disponíveis na plataforma de streaming, Amazon Prime Video. Você também pode assistir a série todos os domingos, a partir das 11h da manhã, no canal de televisão, Record. 

João Paulo Rocha

Redator

Gostou do conteúdo? Leia também o nosso texto sobre as lições sobre endividamento do sucesso da Netflix, Round 6.

E-book

06 PASSOS

para implantar um benefício de
bem-estar financeiro na sua empresa