Marketing de incentivo: 6 prêmios em troca de engajamento

Blog Unit - Educação Financeira

Você sabe o que é marketing de incentivo? É uma maneira de recompensar os colaboradores de uma empresa após atingirem bons resultados. Ou seja, bateu a meta? Ganha um incentivo para continuar com o bom trabalho!

Essa é uma ideia adotada por diversas empresas e, além de um colaborador feliz, tende a trazer grandes benefícios para a organização. 

Afinal, com um marketing de incentivo temos um trabalhador engajado, o que resulta em boas entregas e consequentemente em um consumidor satisfeito. Exatamente o que a empresa precisa!

Uma pesquisa realizada pela Associação de Marketing Promocional (Ampro) mostra que 98% das empresas que adotaram a técnica reconhecem a eficácia dos prêmios na melhora do desempenho dos funcionários

O método também é uma forma de reduzir o absenteísmo, pois os trabalhadores estarão focados em atingir a meta. Além de que, implementar a ideia na cultura da empresa pode melhorar o clima organizacional, o que também afeta no grau de absenteísmo e turnover.

Absenteísmo é um dos grandes problemas enfrentados pelas empresas brasileiras

Outro ponto importante trago pelo marketing de incentivo é a atração e retenção de talentos. O mercado de trabalho está cada vez mais focado nos benefícios além do salário. Não é mais apenas a remuneração do fim do mês que faz com que talentos escolham uma empresa.

Saber que uma organização valoriza seus colaboradores e reconhece seus esforços e resultados pode ser o fator decisivo na escolha de onde trabalhar.

A proposta pode ser adotada como um sistema de pontuação, na qual quem tiver o melhor desempenho durante um pré-determinado período ganha a bonificação.

Para implantar essa estratégia em seu negócio é preciso criar algumas regras, definir os objetivos a serem alcançados, colocar um prazo e decidir qual será o prêmio. Viemos ajudar com esse último passo.

Possíveis premiações

1- Presente

Premiar com um presente pode ser difícil, dependendo da empresa, do funcionário ou da situação. Afinal, comprar um presente para alguém próximo já pode ser algo complicado, imagine para um colega de trabalho…

Apenas descomplique! Torne-o fácil. Estabeleça que os prêmios sejam algo útil para todos, independente de gênero. Como uma televisão, por exemplo. 

Brincar com a variedade de prêmios pode ser uma forma de incentivar a competição e, consequentemente, o engajamento entre os funcionários.

2- Vale-presente

Essa talvez seja a opção mais fácil e, quem sabe, mais assertiva entre as possibilidades.

Com um vale-presente, o colaborador poderá trocar por algo na qual ele se identifica. Sem que a empresa quebre a cabeça para encontrar o que seria um bom prêmio e sem a possibilidade de não agradar quem o recebe.

Essa ideia, entretanto, deve ser justa. É importante determinar um valor bom para as economias da empresa, mas que seja bom também para que o funcionário vencedor faça uma boa troca.

Ainda é possível aproveitar de um parceiro da empresa para essa bonificação. Um voucher de uma loja parceira seria vantagem para todos os lados.

3- Viagens

Premiar com uma viagem pode ser uma excelente maneira de motivar o público interno. Afinal, quem não gosta de viajar? 

Nessa gratificação, ainda é possível brincar com os níveis de prêmios. Exemplo: Quem mais vende, ganha uma viagem internacional. Já o segundo colocado, ganha uma viagem nacional. Ótima ideia para equipes comerciais.

Quanto maior a meta, mais cobiçado o destino. Dessa forma, atiça a competitividade do trabalhador de uma forma divertida e com boas premiações no final!

4- Cursos

Como já dito, os talentos buscam além de um bom salário. Aprimorar suas habilidades pode ser uma forma de incentivo.

Oferecer cursos como prêmios irá engajar o colaborador, melhorar seu desempenho e beneficiar a empresa. Afinal, com um bom trabalhador, quem ganha é o seu negócio.

Os cursos ainda podem variar de acordo com o cargo de quem vencer. Ou até mesmo, deixar livre a escolha do funcionário.

5- Folgas

De acordo com um estudo feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2019, o Brasil está entre os 10 países com maiores jornadas de trabalho do mundo! 

Então, uma boa e velha folguinha em uma sexta-feira não cai mal a ninguém, certo? Portanto, garantir que seus colaboradores tenham um dia livre após bater uma meta, é um excelente marketing de incentivo.

A premiação é prática para a empresa e, certamente, um bom negócio para o trabalhador.

6- Bônus no salário

O prêmio mais simples e, talvez, mais comum entre as opções citadas. Oferecer um bônus salarial pode ser um bom estímulo para os colaboradores.

Afinal, receber um dinheiro a mais pode ser a salvação para aquela dívida pendurada há um tempo, ou até para tirar um antigo sonho do papel.

Mas tem que fazer valer o esforço! Até porque o dinheiro não pode ser confundido com a comissão.

Faça acontecer

Se a sua empresa já é adepta ao Marketing de Incentivo, essas são algumas das ideias para inovar na hora de premiar quem faz parte do seu negócio.

Caso ainda não tenha adotado a proposta, faça acontecer! Os benefícios são inúmeros e o engajamento estará sempre presente em sua organização.

O projeto pode ser abordado como algo individual ou até mesmo coletivamente, para uma disputa entre equipes de diferentes áreas, por exemplo.

E lembre-se de fazer com que os vencedores sejam premiados na presença do time, publicamente. Porque ter o reconhecimento vai muito além dos presentes.

E-book

06 PASSOS

para implantar um benefício de
bem-estar financeiro na sua empresa