Nem precisamos dizer o quanto as dívidas podem impactar negativamente no bem-estar de uma pessoa. Não há nada mais desestabilizante do que chegar ao fim do mês e precisar decidir entre, quais dívidas serão pagas, quais ficarão para depois e ter, ainda, de se deparar com a conta bancária no vermelho.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação de Psicologia dos EUA (American Psychological Association – APA), o dinheiro é a principal causa de estresse para a maioria das pessoas, sendo capaz de gerar abalos, tanto na saúde mental, quanto na saúde física de um indivíduo.
É por esse motivo que os problemas financeiros também são um fator capaz de gerar abalos gigantescos na produtividade do colaborador em seu local de trabalho, um levantamento realizado pelo SPC Brasil apontou que a falta de dinheiro para pagar as contas atrapalha a produtividade de ao menos um quarto dos inadimplentes (25%). Enquanto outros 21% apontam se tornarem pessoas mais impacientes e irritadas com seus colegas de trabalho.
Se você, assim como muitos brasileiros, se encontra em uma situação onde as dívidas têm tirado o seu sono e afetado suas relações, fique calmo, nesta publicação nós vamos te mostrar que o seu problema pode ser resolvido.
Te daremos um passo a passo, para que, começando hoje, você trilhe um caminho claro rumo a sua liberdade financeira:
Passo 1 – Tudo começa pela mudança de pensamento
Para sair das dívidas, antes de qualquer coisa, é preciso ter a mentalidade certa. Tenha em mente que sacrifícios serão necessários. Você vai precisar entender que não dá pra se livrar das dívidas mantendo o mesmo padrão de consumo que você tem hoje.
Vale muito mais a pena abandonar hábitos de consumo que não fazem bem a sua saúde financeira no presente, para que no futuro você possa desfrutar de uma vida com mais bem-estar financeiro.
Essa é a escolha que pessoas endividadas precisam fazer diariamente: Posso gastar hoje, ou devo guardar para solucionar meus problemas financeiros? A escolha, embora pareça óbvia, exige um preparo mental, para sair da zona de conforto e abandonar comportamentos do dia a dia que prejudicam as finanças e te impedem de prosperar.
Passo 2 – Entenda suas dívidas
O segundo passo na direção de uma vida sem dívidas é compreender quanto e o que você está devendo. Por isso faça um levantamento do saldo das suas dívidas.
Além disso, verifique dados como taxa de juros e se há existência ou não de bens como garantia, essas informações são relevantes para que você saiba como priorizar quais dívidas são mais urgentes e quais compromissos financeiros são de fato obrigatórios.
Fazendo esta análise, você vai entender a urgência desse compromisso, o custo que será agregado ao seu saldo ao carregar a dívida adiante e o que o não pagamento pode representar.
Uma boa regra de priorização é:
- Aquelas dívidas que implicam no corte de algum serviço essencial (água, luz, etc);
- Dívidas que possuem bens como Garantia
- Dívidas com altas taxas de juros
- Demais Obrigações
Passo 3 – Coloque em prática o que aprendeu e dê adeus às dívidas
Agora é hora de pôr a mão na massa! Coloque na ponta do lápis todos os seus gastos mensais: moradia, alimentação, transporte, etc. Em seguida, verifique quais gastos podem ser cortados ou minimizados.
A partir daí estipule o quanto você vai destinar mensalmente para o pagamento da sua dívida. Encontre ferramentas que te ajudarão a organizar e acompanhar seus gastos, existem muitos aplicativos destinados a isso disponíveis na internet, mas você também pode usar uma planilha, ou mesmo o bom e velho papel e caneta. O importante é registrar e acompanhar todos os detalhes do seu orçamento.
Baixe aqui a nossa planilha que te oferecerá os primeiros passos para reestruturar a sua vida financeira.
Passo 4 – Encontre uma ferramenta que dá apoio a sua saúde financeira
Por último, saiba que você tem a opção de tentar negociar os juros das suas dívidas, caso tenham chegado em um nível sufocante. O importante é encontrar uma ferramenta que ofereça apoio neste processo e que tenha taxas de juros saudáveis e produtivas, para que a sua saúde financeira seja preservada.
A Unit é um benefício que oferece todo o suporte necessário para que você possa colocar sua vida financeira nos trilhos. Nossas soluções vão muito além de crédito, nós oferecemos bem-estar financeiro, através de uma linha de crédito produtiva para desendividamento, além disso oferecemos educação financeira, para que muito mais que uma vida sem dívidas, você possa voltar a sonhar novamente.