Estar endividado pode afetar tanto a vida pessoal como a profissional, o estudo “The Employer’s Guide to Financial Wellbeing”, realizado em 2019 no Reino Unido, aponta que funcionários endividados produzem 15% menos.
No Brasil, mais de três quartos dos trabalhadores sofrem com problemas em suas vidas financeiras, de acordo com uma pesquisa feita, também em 2019, pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), que ouviu cerca de dois mil funcionários de empresas de médio e grande porte.
O mesmo estudo apontou que os profissionais de RH percebem os impactos causados pelos problemas financeiros na produtividade. A consultoria Blue Number aponta que um profissional com problemas financeiros gasta cerca de 1 hora por dia resolvendo problemas pessoais. Ela também destaca o desgaste emocional causado por esta situação, além da falta de motivação e os impactos na saúde mental.
Diante de todas as evidências levantadas, é possível perceber o papel que as empresas possuem em tentar colaborar para a melhora desta situação, adotando medidas que visam aumentar o bem-estar financeiro de seus colaboradores. Um estudo realizado pela PwC, nos Estados Unidos, aponta que 76% dos trabalhadores que sofrem de estresse financeiro sentem-se mais atraídos por empresas que demonstram preocupação com o seu bem-estar financeiro.
A Unit é uma fintech focada em ajudar trabalhadores a saírem das dívidas e a conhecerem melhor suas finanças, tornando-se portanto mais produtivos e felizes. Preocupar-se com a vida financeira dos colaboradores é importante para que todos possam evoluir juntos, pensando nisso trouxemos algumas dicas para que você possa ajudar seus colaboradores a resolverem seus problemas financeiros.
Ofereça palestras e treinamentos sobre finanças
Muita gente acaba se endividando pelo fato de não conhecerem seus orçamentos e por não saberem como se organizar. A inacessibilidade de conteúdos relacionados a finanças muitas vezes faz com as pessoas se afastem de uma vida financeira organizada. Mas as empresas podem colaborar de alguma forma, convocando especialistas em economia para oferecer palestras e orientações sobre planejamento financeiro a seus colaboradores.
Dê atenção ao colaborador e se proponha a ouvir o que ele está passando
Como mencionado, muitas pessoas passam por problemas emocionais causados por suas dificuldades financeiras, neste sentido a escuta é de extrema importância para auxiliar quem enfrenta estes problemas.
A maioria dos RHs possuem profissionais de psicologia, é importante criar uma rotina para que os colaboradores possam conversar com estes profissionais. Essa atitude demonstra preocupação por parte da empresa e a torna mais próxima de seu corpo de colaboradores.
Além disso, é o RH que tem conhecimento a respeito das condições que a empresa pode oferecer para auxiliar o funcionário, portanto essa relação deve ser sempre muito próxima.
Realize campanhas internas que incentivem hábitos financeiros saudáveis
Proporcione sempre a seus colaboradores estarem em contato com soluções financeiras que os atenda no dia a dia e realize ações que os possibilite pensar a respeito de suas vidas financeiras e aprender as formas corretas de administrá-las.
Quando o assunto é abordado de forma natural no dia a dia fica mais fácil para o colaborador aplicar bons comportamentos em sua rotina.
Plano de carreira
O plano de carreira é um ótimo meio para motivar o colaborador e fazê-lo desenvolver metas para uma melhora profissional e financeira.
Além disso, esta ferramenta é capaz de incentivá-lo a buscar melhores capacitações para oferecer os melhores resultados e progredir na empresa.
Educação financeira é a salvação!
Todas as soluções listadas farão uma diferença enorme na forma com que os colaboradores se relacionam com suas finanças e também como se relacionam com a empresa onde trabalham, mas todas estas soluções possuem uma única base: a educação financeira!
É ela a grande aliada para que se possa entender as situações causadoras de problemas financeiros e possibilitar que se alcance a liberdade financeira.
Portanto, promova ações que te permitam conhecer melhor a situação financeira de seus colaboradores e realize ações que levem a educação financeira para dentro de sua empresa.
Por João Paulo Rocha
Redator