As fintech de crédito conquistaram o mercado financeiro, pois elas se diferenciam pela facilidade e rapidez na solicitação e aprovação de crédito, que muitas vezes é feita totalmente online, sem a necessidade de apresentar documentos físicos ou comparecer a uma agência bancária.
Isso só é possível graças à inovação da tecnologia e o desejo de empreendedores que buscam passar à frente de empesas tradicionais. Portanto, é importante saber do que se tratam as fintechs e quais são as suas vantagens no ambiente do mercado financeiro.
O que é uma fintech de crédito?
As fintech de crédito são empresas que trazem inovações para o mercado financeiro através do uso incessante de tecnologia para se criar modelos de negócios.
Elas oferecem serviços financeiros, em especial o crédito, de forma mais rápida, acessível e conveniente para seus clientes, com análise de dados, inteligência artificial e learning machine para avaliar o perfil de crédito deles.
As fintech de crédito oferecem uma experiência mais ágil e descomplicada para o consumidor. Algumas também disponibilizam concessões com garantia, como o empréstimo com garantia de imóvel (home equity) ou de veículo, que podem ter taxas ainda mais vantajosas.
Além disso, empréstimos com taxas mais baixas e prazos mais flexíveis do que os bancos tradicionais também estão no seu menu. Dessa forma, elas estão mudando a maneira como os consumidores lidam com o crédito, oferecendo soluções mais simples, transparentes e eficientes do que as instituições financeiras tradicionais.
Essas empresas ganharam destaque nos últimos anos como alternativa aos bancos tradicionais, especialmente para consumidores que buscam uma experiência mais simples e transparente no processo de obtenção de crédito. Muitas delas oferecem uma experiência totalmente digital, permitindo que o cliente gerencie seu pedido de crédito de forma remota, sem a necessidade de visitar uma agência bancária.
Diferença entre SCD e SEP
SCD e SEP são dois tipos de instituições de pagamento reguladas pelo Banco Central do Brasil.
SCD significa “Sociedade de Crédito Direto” e é uma instituição que oferece empréstimos e financiamentos para pessoas físicas e jurídicas, utilizando recursos próprios. Como os SCDs são proibidos de captar recursos do público em geral, precisam obter autorização do BCB para operar.
SEP, por sua vez, significa “Sociedade de Empréstimo entre Pessoas“. Essas instituições, também conhecidas como peer-to-peer-lending, são autorizadas a intermediar concessões entre pessoas físicas e jurídicas, por meio de plataformas digitais.
A SEP atua como uma proteção entre o tomador e o investidor, fazendo a análise de crédito do tomador, estabelecendo as taxas de juros e cobrando uma taxa de serviço pela intermediação de empréstimo.
Desse modo, o SCD atua como instituição financeira que concede crédito diretamente ao consumidor, enquanto o SEP funciona como uma identidade entre tomadores e investidores de empréstimos. Ambas são regulamentadas pelo Banco Central e buscam oferecer soluções financeiras mais ágeis e acessíveis por meio de plataformas digitais.
Qual a diferença entre as Fintechs de Crédito e os Bancos Tradicionais?
Existem várias diferenças entre fintechs de crédito e os bancos tradicionais, tanto em relação aos produtos e serviços oferecidos, quanto ao modelo de negócio e à experiência do cliente.
Diferenciais
Tecnologia: utilizam tecnologia de ponta, como análise de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina, para avaliar o perfil de crédito dos clientes e oferecer empréstimos com taxas mais baixas e prazos mais flexíveis do que os bancos tradicionais.
Processos mais ágeis: oferecem uma experiência mais ágil e descomplicada para o consumidor. Em muitos casos, o processo de solicitação e aprovação de crédito é totalmente digital, sem a necessidade de apresentar documentos físicos ou a presença em uma agência bancária.
Taxas mais baixas: dispõem de taxas de juros mais baixas do que os bancos tradicionais, pois possuem custos operacionais menores e tecnologias mais avançadas de análise de crédito.
Flexibilidade: possuem mais flexibilidade em relação aos prazos e formas de pagamento, permitindo que o cliente escolha a opção que melhor se adapta ao seu perfil financeiro.
Menos obrigação: geralmente exigem menos obrigação para conceder crédito do que os bancos tradicionais, o que acelera o processo de solicitação e aprovação.
Adicionais
Produtos segmentados: costumam oferecer produtos financeiros mais segmentados, atendendo a nichos específicos do mercado, como concessões com garantia, crédito para negativados, entre outros.
Ferramentas de planejamento financeiro: podem oferecer ferramentas como calculadoras de empréstimo e simuladores de pagamento, para ajudar os consumidores a entender o impacto financeiro de suas decisões.
Educação financeira personalizada: essa educação é disponibilizada com base no perfil de crédito do cliente e nas informações que ele fornece. Isso pode ajudar os consumidores a entender melhor suas finanças e tomar decisões mais pesadas sobre empréstimos e crédito.
As fintechs de crédito ajudam empresas e colaboradores com ferramentas para que eles possam tomar decisões financeiras mais conscientes e responsáveis. Através de soluções em parceria com a Unit, você permite que sua equipe tenha acesso a informações para gerenciar melhor as finanças pessoais, aumentando suas chances de economizar e evitar dívidas.
Além disso, a compra de dívidas, a juros mais baixos que o praticado pelo mercado, pode ser uma excelente opção para os colaboradores que possuem dívidas com taxas elevadas.
Ao adquirir tais dívidas, a Unit oferece condições de pagamento mais vantajosas, permitindo que os colaboradores as quitem com mais facilidade. Isso pode representar um alívio significativo nas finanças pessoais e um aumento da qualidade de vida deles.
Saiba mais sobre as soluções da Unit, e como elas podem ajudar você ou a sua empresa!
Como a Unit se diferencia em relação a outras fintechs
A Unit é uma fintech com benefícios tanto para o seu negócio, quanto para os seus colaboradores. Ela oferece serviços de orientação e educação financeira, produtos de desenvolvimento e crédito saudável.
Esses produtos e serviços financeiros contam com processos mais transparentes e taxas mais baixas do que os bancos tradicionais.
Também auxiliamos nossos parceiros com treinamentos de educação sobre finanças e orçamentos, além de produtos de gestão e monitoramento da saúde financeira dos funcionários. Além disso, o colaborador tem acesso a soluções de apoio financeiro, assessoria para renegociação de dívidas, cursos ágeis de finanças e consultorias.
Mais do que lidar com o dinheiro, que é o objetivo tradicional das fintechs, lidamos com as pessoas, proporcionando o entendimento e gerenciamento saudável das suas finanças!