Vamos falar sobre Saúde Mental?
Aqui vai um relato pessoal, me formei no ano de 2019 e no meu último ano de faculdade vi e, muito, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ressaltar sobre a crescente nos casos de depressão e ansiedade, como uma ameaça a saúde mental.
Nessa época já se alertava que ambas seriam responsáveis pelas maiores causas de afastamentos no trabalho no mundo todo.
BINGO! Porém, não imaginávamos que teríamos um agravante: A pandemia da Covid-19.
Para ganharmos consciência sobre dados, em 2020, o Tribunal Superior do Trabalho (TST), registrou 576 mil concessões de afastamentos por transtornos mentais e comportamentais, ou seja, 26% a mais que no ano anterior.
Podemos correlacionar que esse aumento expressivo dos transtornos mentais e comportamentais podem ter uma relação direta com a pandemia.
Mas, claro, não é só o impacto da pandemia. Existem outros fatores que impactam diretamente na saúde mental dos colaboradores, alguns deles são: a mudança de rotina – aqui quero ressaltar o modelo home office e/ou híbrido; o medo do desemprego; a renda familiar que pode ter sido afetada e a insegurança do que o futuro nos reserva.
Depois dessa breve introdução fica a pergunta: Vocês realmente acreditam que produtividade e eficiência não estão ligados à saúde mental do colaborador?
Hoje o RH que não olha para a saúde mental do colaborador está se sabotando. Aquela percepção arcaica de bem-estar é uma “balela” e pode te deixar em saias justas, como: Mão de obra desqualificada; Turnover nas alturas; baixa produtividade; dentre outras questões.
Vale destacar que a partir do dia 01 de janeiro de 2022, a Síndrome de Burnout entrou em vigor a nova CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde), logo, se tornou oficialmente uma doença ocupacional.
E, para quem ainda não sabe, a Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico, resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.
O que mais preocupa é perceber que muitas empresas AINDA não sabem ou não estão preparadas para acolher e lidar com os problemas relacionados à saúde mental dos colaboradores.
Então a minha dica aqui é, cuide do seu colaborador, fique antenado no mercado e nas ações para promover saúde mental de forma constante e coordenada. Somente assim conseguirá colher bons frutos dessa iniciativa, como uma equipe motivada e engajada.
Para te ajudar, deixo aqui algumas sugestões de ações essenciais:
- Incentive e/ou tenha um programa de saúde mental;
- Tenha um bom pacote de benefícios;
- Incentive que os colaboradores tenham uma alimentação saudável, combinada com um bom programa de atividades físicas;
- Não abra mão de ter uma escuta ativa, feedback é essencial;
- Desenvolva seus líderes com treinamentos assertivos;
- Apoie seus colaboradores, juntos vocês podem mais.