Em alguns determinados momentos, um empréstimo ou qualquer outra ajuda financeira pode ser essencial. Afinal, dinheiro na conta de forma rápida costuma ser muito bem-vindo.
No entanto, é preciso de ter cuidado.
É nesses momentos que você pode cair em golpes de empréstimo. Muitos golpistas se aproveitam desse momento de urgência em que a pessoa se encontra para tentar enganá-la e ganhar dinheiro com isso.
Pensando nisso, nós da Unit resolvemos compartilhar algumas informações valiosas que irão te ajudar a evitar essas fraudes e não se deixar enganar.
Como é o processo normal de solicitação e recebimento de empréstimo?
Pegar um empréstimo é um processo bem simples.
Tendo os pré-requisitos básicos (ser maior de 18 anos, ter um CPF e um comprovante de renda), basta enviar a solicitação do empréstimo com os dados solicitados e esperar a análise de crédito e um retorno da empresa.
Se o empréstimo for aprovado, o dinheiro será enviado para a sua conta em poucos dias. Na Unit, todo esse processo acontece online e o dinheiro cai na sua conta em menos de 4 dias.
Com alguns detalhes que podem ser diferentes, todas as empresas de crédito funcionam basicamente dessa forma.
E os golpes de empréstimo? Como funcionam (geralmente)?
Normalmente, os golpistas não vão nem pedir seus documentos e/ou comprovantes de renda. Na busca por enganar o indivíduo rapidamente, antes que ele consiga raciocinar e perceber que pode estar caindo em uma armadilha, os criminosos não querem causar o “atrito” de solicitar os documentos.
Mas não creia que só porque os documentos foram solicitados significa que é uma instituição séria e que se pode confiar. O ponto-chave para desconfiar de um possível golpe de empréstimo é o seguinte:
Os golpistas, em alguma hora, irão solicitar um empréstimo antecipado.
Não caia nessa. Isso é um sinal claro de fraude. Nenhuma instituição financeira realiza esse procedimento na hora de conceder o crédito.
As principais justificativas para esse depósito costumam ser 1) pagamento de tarifas extras e 2) verificar se você realmente teria condições de pagar o empréstimo.
É válido esclarecer que sim, o empréstimo, por ser um serviço financeiro, envolve taxas e tarifas, como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e a taxa de juros. Mas, em hipótese nenhuma, essas taxas são cobradas antecipadamente. Elas estão embutidas no Custo Efetivo Total (clique aqui para saber mais) do empréstimo.
O segundo ponto também é inconsistente, uma vez que a análise de crédito é baseada unicamente na análise da sua condição financeira, e nunca no fato de você ser capaz de enviar dinheiro a eles. Por isso, as financeiras costumam pedir contra-cheque e comprovantes de renda, para conseguir saber sobre sua condição sem que você precise enviar qualquer dinheiro a eles.
Portanto, se você estiver precisando de um empréstimo com urgência, lembre-se dessas informações e não se deixe ser enganado no calor do momento. Fique sempre atento aos golpes de empréstimo e certifique-se de que a instituição escolhida é confiável.
Solicite um empréstimo de forma segura com a UNIT acessando https://www.somosunit.com.br.