Dia do Profissional de RH: A história da Gestão de Pessoas e seus avanços na sociedade

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Hoje, 03 de junho é comemorado o dia do profissional que cuida das pessoas nas empresas, nós, os profissionais de RH. Mas por falar em cuidar das pessoas, nem sempre foi assim, acompanhe o texto e descubra como surgiu essa profissão tão importante e como ela evoluiu através do tempo.

Diante de todo contexto histórico, percebemos o quanto a área de gestão de pessoas tem sido demandada e reconhecida pelo aumento da complexidade das relações de trabalho dentro das organizações.

Um fator que deixa isso claro é o conceito de Mundo BANI (frágil, ansioso, não linear Incompreensível), criado pelo antropólogo Jamais Cascio no ano de 2018.

Apesar do conceito ter sido criado antes da pandemia de Covid-19, foi dentro deste período que esse novo acrônimo passou a fazer mais sentido, diante das transformações digitais, das relações e dos modelos de negócio impostos por esse momento crítico.

O conceito do mundo BANI, é uma evolução natural do mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo). Em resumo, o mundo VUCA é onde múltiplas forças complexas agem para transformar a sociedade de diferentes formas. Já o mundo BANI reflete a realidade das sociedades após o início da pandemia.

Dia do profissional de RH

Mas peraí, antes de darmos continuidade neste conteúdo e entender toda a história dessa profissão incrível que é o RH, vamos entender por que justamente hoje, 03 de junho, se comemora o nosso dia.

Foi nesta data, lá no ano de 1976 que foi fundada a Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas, em inglês World Federation of People Management Associations (WFPMA).

Com o surgimento da fundação diversos países ao redor do mundo adotaram o dia 03 de junho como Dia Internacional do Profissional de RH. No Brasil, a data ganhou destaque com o reconhecimento da profissão, pelo fundador da Associação Paulista de Administração Pessoal, hoje Administração Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Genézio Lucone.

Por que celebrar os profissionais de RH?

Como dissemos lá no começo, o profissional de RH é o grande responsável por cuidar das pessoas dentro das empresas. 

Somos nós quem desenvolvemos ações pensadas no bem-estar e na saúde do colaborador, que admitimos e desenvolvemos novos talentos, que treinamos novos líderes e garantimos um bom clima organizacional dentro das empresas.

Por todas essas razões é mais que evidente a grande importância de se celebrar uma função tão essencial não só para as empresas, mas também, e principalmente, para a sociedade.

O contexto histórico da Gestão de Pessoas 

Agora, que já entendemos a grande relevância da data de hoje, vamos entender a história dos RHs no mundo?

Os primeiros formatos de RH, propriamente dito, surgiram em meados do século XIX, com o crescimento da indústria naquela época e as grandes mudanças nos processos de produção. 

Dado este cenário, percebeu-se a necessidade de “contabilizar” os registros dos trabalhadores, suas faltas e atrasos. As relações com a chefia eram caracterizadas pela inflexibilidade, frieza e rigidez. 

Com isso, tornou-se necessário também uma remodelação nos processos administrativos, dessa forma, a área de gestão de pessoas passou por mudanças estruturais. 

Entretanto, naquele momento, mesmo com as mudanças, o RH funcionava de forma ainda diferente da que conhecemos hoje, era executado de forma bastante inflexível, fazendo o controle dos processos burocráticos e da conduta dos trabalhadores. 

No início, a maior atenção do setor era voltada para a eficiência, otimização e os custos da empresa, a preocupação não estava nas condições em que os trabalhadores se encontravam, mas sim na execução dos processos e na divisão do trabalho. 

Os Rhs enxergavam o trabalhador como alguém motivado exclusivamente pelo dinheiro, toda adequação feita nas empresas era pensada exclusivamente na produção. 

A teoria das relações humanas

O pensamento passou a mudar a partir da década de 1930, através da influência da teoria das relações humanas. A experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo, foi realizada em uma fábrica que possibilitou à organização industrial deixar de lado a antiga preocupação com as estruturas e processos, para dar espaço às questões com as pessoas e suas relações no trabalho. 

A teoria comportamental

Posteriormente a teoria das relações humanas foi substituída pela comportamental, trazendo um novo enfoque dentro da administração. Esta teoria é fundamentada no comportamento individual das pessoas, sendo essencial conhecer as necessidades humanas para compreender o comportamento humano e utilizar a motivação como um eixo fundamental para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações. 

A pirâmide de Maslow e as necessidades humanas

O psicólogo Abraham Maslow, apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influência, essas necessidades podem ser visualizadas como uma pirâmide e dividida da seguinte forma: fisiológicas, segurança, relacionamento, estima e auto-realização. 

A partir desta teoria, as necessidades humanas assumem formas e expressões que variam conforme o indivíduo. Com isso, as relações passam a se desenvolver rapidamente e movimentando cada vez mais as práticas vivenciadas nas organizações. 

O impacto da CLT na área de Gestão de Pessoas

Ao longo dos anos as relações humanas e de trabalho foram evoluindo conforme a industrialização e as tecnologias evoluíram, o departamento de RH deixando de ser tão rígido e voltado para a burocracia e passando a entender melhor o colaborador, seus desejos, comportamentos e impulsos. 

Além disso, é de suma importância destacar a regulamentação das relações de trabalho individuais e coletivas no Brasil, através da  Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Este foi um marco histórico no ano de 1943 para os trabalhadores. 

O RH hoje

Hoje, a área de RH ou Gestão de Pessoas vem passando por movimentos cada vez mais rápidos e inesperados. As empresas começam a se movimentar e colocar as pessoas no centro, sendo elas fundamentais para a prosperidade da organização. 

Mas para isso, existe todo um trabalho desafiador por trás, um trabalho que requer entender do negócio, atuar de forma estratégica, implementar processos assertivos e que agregam valor às pessoas, criar políticas de gestão de pessoas, desenvolver líderes e equipes de alta performance, cuidar das pessoas e do seu bem-estar. 

O futuro do RH

Os desafios são muitos, mas completamente possível para empresas e pessoas com olhares disruptivos. A função tem se modernizado cada vez mais e tem acompanhado todas as evoluções que o mundo impõe, o futuro do RH envolve tecnologia e inovação, mas principalmente, tem as pessoas no centro, como protagonistas.

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