Em toda e qualquer empresa, independente do tamanho e dos recursos que disponha, um dos elementos mais importantes para que ela cresça e obtenha sucesso é o bom desempenho dos colaboradores.
Entretanto, para se obter um time capacitado e engajado é preciso estímulo, ou seja, a empresa precisa buscar estratégias que motivem os colaboradores e construa uma equipe forte.
Neste sentido, uma das ações essenciais para se construir uma equipe que leve a empresa longe, é a educação corporativa.
Investir na educação do colaborador é uma atitude benéfica, tanto para o colaborador, quanto para a empresa.
Para a empresa, pois em primeiro lugar, como mencionamos, essa ação é responsável por fortalecer e impulsionar as habilidades do time, tornando-o muito mais capacitado.
Mas também por que passa para o funcionário a percepção de que a empresa se preocupa e cuida dele, o que gera ótimos resultados no quesito engajamento.
E para o colaborador, é benéfico pois através da educação corporativa ele passa a se tornar um profissional mais capacitado, com um currículo mais atrativo e a depender do seu desempenho com mais oportunidades de ganhar um salário melhor.
Mas o que é de fato a educação corporativa e quais são os primeiros passos para implementá-la em uma organização? Acompanhe o conteúdo e confira.
O que é a educação corporativa?
Em uma definição bem resumida, trata-se de um conjunto de práticas de desenvolvimento e capacitação dos colaboradores e de toda a comunidade ligada à empresa, como fornecedores e parceiros. Feito através de palestras, cursos, congressos e outras formas de ensino e aprendizagem que façam sentido para a empresa.
Um ponto importante a ser ressaltado a respeito da educação corporativa é o seu foco no médio e no longo prazo, ou seja, as capacitações são pensadas não apenas no momento em que a empresa está passando, mas também em suprir as necessidades futuras da corporação.
Dentre os principais objetivos das ações de educação dentro das empresas está:
- A criação de uma cultura de aprendizagem;
- A capacitação dos colaboradores para lidar com suas atividades e com os equipamentos da empresa;
- A redução dos riscos de acidentes;
- A viabilização de um plano de carreira;
- A promoção de um ambiente mais inovador.
Como dar os primeiros passos para a implementação da educação corporativa
Implementar ações de educação corporativa na empresa não é uma ação tão simples e necessita de uma visão estratégica. O processo de implementação envolve uma ação conjunta entre as lideranças e o departamento de Recursos Humanos.
Confira a seguir quais os primeiros passos para implementar ações de educação na sua empresa:
Analise sua empresa e defina objetivos
Antes de implementar qualquer estratégia em uma empresa é preciso, em primeiro lugar, fazer uma análise detalhada da organização, para definir quais são as dores e necessidades que precisam de mais atenção.
Em segundo lugar, é preciso compreender e definir quais objetivos deseja-se alcançar com a nova estratégia, para que os resultados sejam os mais próximos do esperado possíveis.
Entenda quais são as necessidades do seu colaborador
Além de entender o que a empresa necessita e espera com o programa de educação corporativa é essencial entender o que o público alvo precisa, ou seja, os colaboradores.
Toda ação que envolva o time, precisa estar alinhada ao que ele necessita e com as ações de capacitação não é diferente. Portanto, realize pesquisas e faça um levantamento a respeito do que seus colaboradores estão buscando.
Faça um planejamento
Após compreender o que sua empresa precisa, os seus objetivos e o que seu colaborador deseja, é hora de planejar.
É através do planejamento que você vai entender com clareza o cenário onde está inserido e quais atividades deverão ser realizadas para chegar ao resultado esperado.
Defina metas para o seu programa e em seguida atividades que deverão ser realizadas. Desta forma, você conseguirá passo a passo alcançar os objetivos que estipulou lá no começo.
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