Oferecer benefícios financeiros aos colaboradores pode ser uma estratégia eficiente para atrair e reter talentos, além de melhorar a qualidade de vida financeira dos mesmos. Planos de saúde, vale-transporte, participação nos lucros e investimentos são alguns exemplos do que as empresas podem incluir em seu programa de benefícios.
Confira as formas e vantagens de oferecer benefícios financeiros aos seus colaboradores, e saiba como impulsionar essa prática realizando parcerias com outras organizações.
O que são benefícios financeiros?
Os benefícios financeiros são um conjunto de vantagens oferecidas por empresas aos seus colaboradores, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida financeira dos profissionais. Eles podem incluir desde planos de saúde, vale-transporte e alimentação, até opções de investimento, programas de previdência privada, participação nos lucros, entre outros.
Quais as vantagens de oferecer benefícios financeiros aos colaboradores?
De acordo com um estudo realizado pela PwC, apenas 42% dos colaboradores sentem que seu salário está acompanhando o aumento do seu custo de vida, especialmente em meio ao cenário pós-pandemia do Covid-19. Esse descompasso pode levar a um maior estresse financeiro dos colaboradores, o que pode resultar em menor engajamento e, consequentemente, em uma maior probabilidade de saída do emprego.
Logo, oferecer benefícios financeiros pode trazer impactos positivos, tanto para as empresas, quanto para os seus colaboradores. Veja abaixo algumas das principais vantagens:
Atração de talentos
Um programa de benefícios financeiros pode ser o diferencial na hora de atrair talentos para a empresa. Candidatos que têm várias opções de trabalho podem se sentir mais atraídos por negócios que oferecem vantagens que vão além do salário para melhorar sua qualidade de vida.
Maior retenção de colaboradores
Além de atrair os talentos, os benefícios financeiros também podem ajudar na retenção desses colaboradores. Ao oferecer vantagens financeiras, a empresa mostra que valoriza e se preocupa com o bem-estar dos seus profissionais, aumentando assim a satisfação e a fidelidade deles à organização.
Produtividade do time
Em média, um colaborador endividado produz 15% menos do que seus colegas, e a oferta de benefícios financeiros é uma forma de evitar esse cenário na sua empresa.
Ao ter mais tranquilidade financeira, os colaboradores tendem a ficar mais satisfeitos e motivados em seus trabalhos, o que pode impactar positivamente a produtividade do time. Com menos preocupações financeiras, os colaboradores conseguem se concentrar mais nas atividades da empresa, o que pode resultar em um aumento de engajamento e de qualidade do trabalho.
Engajamento no ambiente de trabalho
Quando os negócios oferecem benefícios financeiros, os colaboradores se sentem mais engajados e comprometidos com a organização. Isso pode ajudar a melhorar o clima organizacional, aumentar a colaboração e o trabalho em equipe, além de diminuir o índice de absenteísmo e de turnover na empresa.
Quais benefícios financeiros oferecer para os colaboradores?
Existem dois tipos de benefícios: os obrigatórios, definidos por lei e válidos para todos os profissionais contratados como CLT, e os flexíveis, escolhidos pelas empresas para recompensar os colaboradores.
Benefícios obrigatórios
Os principais benefícios financeiros estabelecidos por lei são:
FGTS – O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é uma contribuição mensal de 8% do salário disposto em uma conta bancária vinculada ao profissional. O objetivo é garantir uma reserva financeira em caso de demissão sem justa causa.
Vale-Transporte – A empresa deve oferecer vale-transporte para o colaborador que precisa de transporte público para ir à empresa, com valor determinado de acordo com a distância percorrida . A lei trabalhista permite descontar até 6% do salário para quitar os valores das passagens, porém, o valor excedente é de responsabilidade da empresa.
Décimo terceiro – A empresa precisa pagar um décimo terceiro salário ao funcionário, de acordo com o período proporcional trabalhado. O valor pode ser pago em 2 parcelas, a primeira entre fevereiro e novembro, e a segunda até 20 de dezembro.
Férias remuneradas – A legislação obriga a empresa a conceder 30 dias de férias remuneradas para o profissional, após cada período de 12 meses trabalhados. O período de férias pode ser dividido em até 3 vezes, desde que um deles seja maior que 14 dias seguidos e os outros tenham 5 dias, no mínimo.
Benefícios flexíveis
Além do que está definido pela legislação, as empresas também podem oferecer benefícios financeiros adicionais, aumentando a valorização dos profissionais e atraindo novos talentos. Algumas opções já são tradicionais, e outras estão conquistando espaço ao longo dos últimos anos.
Plano de saúde: Um dos programas mais valorizados pelos colaboradores é o plano de saúde, que pode ser oferecido de forma parcial ou integral pela empresa. Esse benefício tem opções de cobertura médica, odontológica e hospitalar, entre outros serviços.
Vale-refeição ou alimentação: Permite ao colaborador utilizar um cartão ou ticket para comprar alimentos em estabelecimentos cadastrados. Esse benefício é uma forma de complementar a remuneração e ajudar o colaborador a economizar no seu orçamento.
Previdência privada: A previdência privada é uma opção de investimento que pode ser oferecida pela empresa como benefício adicional. Ela é comum no formato de contribuição paritária ou por adesão individual do colaborador.
Participação nos lucros e resultados: A participação direta é um benefício que permite ao colaborador receber uma porcentagem dos lucros e resultados da empresa. Esse benefício pode ser oferecido de forma individual ou coletiva, incentivando a produtividade e o engajamento dos colaboradores.
Auxílio-educação: Benefício que oferece ajuda financeira para cursos de graduação, pós-graduação, idiomas ou habilidades específicas, esse benefício é uma forma de incentivar o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores.
Crédito Saudável
O Crédito Saudável é um benefício financeiro por meio do qual as empresas, em parceria com a Unit, podem viabilizar linhas de crédito aos seus colaboradores. Ele é mais atraente do que as opções comuns de empréstimo, porque oferece taxas a partir de 1.19% ao mês e utiliza o próprio salário como uma garantia.
Dessa forma os profissionais conseguem quitar dívidas mais caras, resolver emergências pessoais ou investir em algum dos seus sonhos.
Como a Unit pode ajudar o RH e o colaborador?
Além de oferecer benefícios financeiros diretos como o Crédito Saudável, a Unit também pode contribuir para que o colaborador se sinta mais apoiado pela empresa e reduza seu estresse financeiro com outras ferramentas.
Um exemplo são os nossos vários programas de treinamento e educação financeira, como os cursos da UnitFlix e o acompanhamento em dicas rápidas pelo FinanZap. Ainda podemos trabalhar lado a lado com o RH da organização, criando um panorama financeiro dos colaboradores e enviando dashboards com dados para auxiliar os profissionais.
Com essas informações, a empresa terá o suporte de que precisa para criar um programa de benefícios financeiros atraentes, eliminar obstáculos à produtividade e aumentar o engajamento na organização.