Entramos no último trimestre de 2022. O que significa que os RHs já devem se preparar para o próximo ano.
De 2020 para cá houveram incontáveis mudanças. Muito mais do que já haveria em três anos comuns.
As empresas precisaram se adaptar ao home office, trabalho híbrido e mergulhar de cabeça na tecnologia. Aprendendo a confiar no trabalho a distância, que tanto desconfiava.
As reuniões e entrevistas presenciais se tornaram uma segunda opção. O formato online acabou por facilitar e muito, tornando um único ambiente de trabalho em vários.
Iniciamos 2021 cautelosos. Seguindo com o que aprendemos no ano anterior, apesar da maior flexibilidade.
Já em 2022 chegamos mais tranquilos, e, por mais que as coisas estivessem se preparando para voltar ao normal, ainda não tínhamos a certeza de que voltariam. Mas voltou!
2023 será o primeiro ano pós pandemia em que iniciaremos sem nos preocupar com o “antigo novo normal”. Mas não do modo que deixamos em 2019…
Durante esse período, o que foi adaptado chegou para ficar. Algumas empresas negam o que já estava previsto para acontecer, mas não há como brigar com as inovações.
Já os trabalhadores estão prontos para chegar ao próximo ano mais exigentes.
Afinal, quem conheceu a flexibilidade dos trabalhos em épocas pandêmicas, não vai aceitar voltar a um regime brutal, onde o bem-estar do colaborador fica em segundo plano.
Então, quais serão os benefícios que irão atrair e reter os talentos para sua empresa em 2023?
Uma pesquisa feita pela Robert Half mostra que os trabalhadores estão em busca de benefícios mais flexíveis. Dentre os entrevistados, apenas 19% possuem a possibilidade de escolher ou personalizar seus benefícios. Outros 67% gostariam de poder usufruir desse privilégio.
Já falamos aqui sobre como criar a política de benefícios ideal para sua empresa. Mostramos que uma política personalizada pode não sair caro e se tornar benéfico para o negócio também. Vale analisar e ver se serve para o seu caso.
Sendo flexível ou fixo, há certos benefícios inovadores que se destacarão no ano que vem, de acordo com o mesmo estudo. Aqui vai uma lista de quais são eles:
1- Vale-educação
Um ponto positivo deixado da era da pandemia. Com os cursos disponibilizados de forma online, mais pessoas procuram se capacitar e melhorar suas habilidades.
Este benefício é um daqueles de mão dupla: bom para o funcionário e bom para a empresa.
Afinal, com um colaborador capacitado, melhor o desempenho dele e maiores os resultados. Bônus para o negócio.
E os cursos vão desde aprender programação até aprimorar um idioma diferente, por exemplo. E, pela internet afora, há para todas as áreas.
A empresa pode colocar este benefício em sua política por meio de uma plataforma disponibilizada para os trabalhadores.
2- Vale-mobilidade
Comum na maioria das empresas, o vale-transporte consiste em passes de ônibus e – dependendo da região – de metrô.
Já quem costuma ir trabalhar de carro recebe o vale-combustível que, como o nome já diz, paga o gasolina do automóvel, sem precisar tirar do próprio bolso.
Agora, indo além desses benefícios, o vale-mobilidade promete unir o útil ao agradável em um só cartão.
Pagar estacionamento, pedágio, recarregar o cartão de transporte e ainda poder chamar um carro por aplicativo.
O benefício ainda visa dar mais facilidade e agilidade ao RH, que poderá gerenciar tudo em uma única plataforma.
3- Office Pass
Uma das principais consequências da pandemia foi justamente o trabalho à distância. Com as pessoas impedidas de saírem de casa, alguns escritórios decidiram fechar as portas.
Mas o que fazer quando o home office já não é mais a solução ideal? O Office Pass é a resposta.
Ao invés de manter um espaço próprio, as empresas fecham parcerias com escritórios flexíveis, que oferecem o uso sob demanda.
Os colaboradores recebem esse benefício, ganhando a oportunidade de decidir onde trabalhar. Com a chance de escolher um local próximo é evitado o desgaste de uma locomoção longa e, assim, estimulada a produtividade.
Também chamado de escritório sob demanda e vale-coworking, os locais oferecem toda a infraestrutura necessária e podem ser reservados por aplicativos.
4- Descontos em viagens
A Nubank foi a pioneira na ideia, mas o benefício tende a viralizar em empresas do Brasil afora.
Oferecer descontos em passagens aéreas e hospedagem pode ser útil para duas situações: tanto para incentivar o engajamento no trabalho à distância, quanto para valorizar o bem-estar dos colaboradores em uma viagem de férias.
A própria Nubank liberou o bônus para beneficiar os trabalhadores que vão ao escritório apenas a cada 2 meses. Sendo assim, os funcionários podem fazer seu trabalho de qualquer lugar, incentivando um bom desempenho.
Já quanto às viagens de férias, um estudo publicado pela Forbes aponta que viajar reduz o estresse da vida cotidiana, aumenta os níveis de felicidade e satisfação, torna a pessoa mentalmente resiliente, além de ampliar a criatividade e revitalizar a mente.
Ou seja, prova que viajar é uma ótima maneira de engajar e motivar seus colaboradores.
5- Telepsicologia
Cada vez mais ouvimos falar sobre saúde mental. O tema que já foi tabu, hoje é abordado como prioridade.
O próprio ambiente de trabalho pode afetar no bem-estar mental de um trabalhador, causando ansiedade, insônia e outros tantos transtornos psicológicos.
A grande quantidade de demandas e a pressão imposta sobre os funcionários acabou por criar uma doença chamada de “síndrome do esgotamento profissional”, a Burnout.
É por essa e outras que cuidar da saúde mental dos colaboradores é tão importante.
Sendo assim, o benefício de telepsicologia consiste na prestação de serviços psicológicos por meio de videoconferências, entre outras formas digitais.
O modo virtual ainda democratiza o acesso às diversas modalidades terapêuticas não tão acessíveis à grande parcela da população.
6- Bem-estar financeiro
Seguindo os princípios de cuidar do colaborador, os benefícios de bem-estar financeiro podem ser uma mão na roda para aqueles que não sabem lidar com dinheiro.
Educar financeiramente é o primeiro passo para que um trabalhador consiga ter controle sobre suas finanças.
Um benefício corporativo que auxilie-os nesse processo, com orientações financeiras e crédito saudável, é uma excelente forma de colaborar com a saúde financeira de quem faz sua empresa crescer.
A Unit oferece tudo isso, com direito a renegociação e quitação de dívidas de quem precisa.
Ponto para o seu negócio também! Porque oferecer suporte financeiro à sua equipe irá impulsionar os resultados da sua empresa. Uma ferramenta de gestão que traz benefício para eles e benefício para vocês.
Essas são algumas dicas de benefícios para se apostar no ano que se aproxima. Em quais desses o RH da sua empresa irá arriscar?